sábado, 10 de dezembro de 2011

Tolerância Musical

Os meus amigos, pelo menos aqueles que não têm gostos musicais iguais aos meus, dizem que eu não gosto de  boa música. Até reconheço que possam ter alguma razão (apesar de discordar com a parte de incluir os Coldplay nesse grupo). No entanto, o que mais me surpreende, é as pessoas serem tão intolerantes a gostos musicais diferentes dos seus próprios. Então, se toda a gente gostasse de Pop, provavelmente os Metallica não teriam tanto dinheiro, não é assim?
Custa-me a acreditar que, à semelhança do que acontece com muitas outras coisas, a música seja um factor de discordância. Daí não gostar de emprestar o meu iPod. Não se trata de querer esconder alguma coisa, simplesmente acho que, enquanto não houver compreensão, não vale a pena levantarem-se discussões por coisas que, a meu ver, não as deveriam causar. 
Já ouvi todo o tipo de comentários. Veja-se:

-"O quê ? Ele gosta de Lady Gaga? Ah e tal é paneleiro !" (conheço algumas pessoas que gostam e que, no entanto, não são homossexuais...)
- "Ah , Coldplay? Então é gay !" (esta então nem vou comentar, tal é o absurdo -.-)
- "Acho que aquele ali é gay... O quê? Gay? Não, ele gosta de heavy metal... "(conheço duas pessoas que podem comprovar o quão falso é este estereótipo)
- "Aquela gosta de músicas Pop. Ah, então é fútil e pouco inteligente... E aquele? Aquele gosta de Reggie, logo deve-se drogar todos os dias" (bem, acho que esta assemelha-se à teoria de que as loiras são burras por isso nem vou explicar o porquê de não ser necessariamente verdade)

Claro que a lista podia continuar por aí fora. 
A sério, será que as pessoas acham mesmo que, o gostar de uma determinada banda determina o quão gay somos? Sendo assim deviam fazer uma lista dos mais para os menos. Assim, em vez de dizer : Eu sou Gay, podíamos sempre dizer; Eu sou Gay a 89% (comprovado pelos gostos musicais de Lady Gaga, Madonna e Alborosie ...)
Tolerância Religiosa?
Acho muito bem.
Tolerância Musical? 
"Estamos longe de tentar ambicionar tal feito"

P.S.: Visto gostar um pouco de tudo, sinceramente não sei onde incluíam as pessoas como eu...

11 comentários:

  1. Bem, estava a formular um texto/comentário na minha cabeça a expressar a minha concordância até chegar à parte em que falas de tolerância religiosa. "Acho muito bem"? Queres com isso dizer que essa tolerância existe? Porque é mentira, e acredita que sei do que falo. Arriscaria mesmo dizer que a tolerância musical consegue ser maior do que a religiosa.
    Conheço cristãos católicos, protestantes e ortodoxos, testemunhas de Jeová, e talvez te caísse o queixo com a variedade de pagãos com quem já falei. Acredita, há muito mais conflito religioso do que pensas, às vezes mesmo dentro da mesma religião - e sei disto porque eu própria sou pagã e há uns tempos passei um mau bocado com esses conflitos.
    Se ouvisses certas coisas que já ouvi de certas bocas talvez refizesses o post para "tolerância religiosa", porque chega a ser tão ou mais ridículo que as quotes que colocaste.

    Vou ficar por aqui e falar da essência do post xD

    Apesar daquilo que disse ao comparar uma com a outra, não creio que a tolerância musical que há hoje em dia seja suficiente. E mais uma vez, também sei isto por experiência própria. Se estou com amigos, colegas, whatever, PESSOAS, não posso pôr nem um Doom Metal ou uma coisa sinfónica suave, começam logo a atirar-me pedras e acabo por ter de desligar a música. Mas se eles põem um single conhecido só porque está na moda e é uma merda e eu reclamo, o argumento é sempre o mesmo "Nós somos mais a gostar disto, logo, mais pessoas ficam contentes" - bravo, então as minorias que se lixem sempre! E quando digo sempre, quero mesmo dizer SEMPRE. Mas o mais giro é quando começo a discutir música de modo a confrontar o porquê de eles ouvirem isto e eu ouvir aquilo, e é aí que se percebe que o pessoal não tem martelo, tímpano, bigorna, nem senso comum, porque simplesmente nem sequer sabem como apreciar uma p*** de uma voz ou um baixo, nem perceber que o lixo que ouvem é uma mixórdia sintetizada que muito dificilmente se pode chamar música!!! Para mim é o mesmo que comer comida de plástico - não presta. E quem sabe ouvir fica a arranhar os ouvidos porque quem é surdo não sabe sequer o que é que a música é suposto ser!

    [/ragemode] ~ sorry =.=

    Also, tenho de admitir que me ri quando li isto: "Então, se toda a gente gostasse de Pop, provavelmente os Metallica não teriam tanto dinheiro, não é assim?"
    Eu respondo-te: não, porque hoje em dia Metallica devia chamar-se no máximo Rockallica, se não mesmo Popallica xD

    ResponderEliminar
  2. Nyanko, provavelmente fui eu que me expressei mal.
    Quando afirmei que acho bem, estava a referir me ao facto de concordar que deve haver tolerância religiosa. Apesar de não serem comparáveis os dois temas, acho que ainda se fala de tolerância religiosa. Até pode não existir e ser apenas uma ilusão mas, em parte, acho que há quem tente tirar a utopia de um mero papel ou ideia.
    É claro que, no que diz respeito a religião, o bom do povo está muito atrasado em termos de mentalidades mas arrisco-me a dizer que é comum (ou pelo menos mais comum) ouvir-se agora falar de "tolerância religiosa" - ainda que para alguns soe a impropério xD
    Bem, quanto à tua tolerância musical devo dizer que discordo um bocadinho :D. Eu percebo que digas que não há tolerância musical e, como bem afirmaste, o argumento de (há mais gente a gostar = mais gente feliz) é um epic fail. Ainda assim, eu no post referia-me aos dois casos. Até acho que (ou talvez não xD)consigo apreciar música. No entanto existem gostos musicais que tenho que são estúpidos (tenho plena noção de que há músicas que gosto que são uma completa mistura entre um programa qualquer de melhoramento de voz e uma letra completamente vazia. Mas, tentando me manter imparcial, também considero que não há tolerância musical para as pessoas que gostam de música que, para quem perceba ou tenha outros gostos, não valha nada.Acho que é válido para ambos os casos, dependendo das pessoas com quem estivermos.
    Percebo que sofras com a falta de tolerância (eu também sofro, apesar de a minha se dever à enorme variedade de gosto musical que tenho xD)mas acho que, mesmo com quem gosta desse tipo de música podes tentar ser mais tolerante. Podes sempre dizer : "Olha, eu não gosto do teu tipo de música e não me ouves reclamar por isso, ou ouvimos ambos os tipos de música ou não ouvimos nenhum " (Talvez um pouco radical mas tem de haver democracia certo, os direitos devem ser iguais para os dois lados xD)
    Eu,quanto a Metallica não me posso pronunciar convenientemente. Gosto apenas de algumas músicas, não sendo capaz de ter uma opinião fundada a partir do assunto. No entanto, tenho alguns amigos, grandes apreciadores de Metallica, que também dizem que, actualmente, eles são um bocado vendidos. Mas pronto, posso usar o exemplo dos Slayer talvez xD (bem, espero não estar a dizer nenhuma asneira senão eles cortam-me aos bocados :/)

    ResponderEliminar
  3. Quando era adolescente, confesso que só ouvia Rock e Metal e me julgava superior a quem não ouvia esse dois géneros.
    Uma pessoa cresce e vai ficando mais culta, conhecendo outras pessoas, aprendendo a apreciar outros fenómenos musicais... e a ganhar curiosidade sobre o que é que os outros ouvem e compreender porquê.

    Hoje em dia meto o meu reprodutor de música em modo shuffle e em num minuto posso percorrer vários géneros, desde o Black Metal até ao Minimal Wave, passando pelas coisas mais estranhas que possas imaginar e também por coisas que toda a gente gosta...



    A minha ex-namorada e eu tínhamos gostos musicais incompatíveis. No entanto, lá nos entendíamos, tendo muitas vezes momentos em que nos tentávamos influenciar mutuamente - sem sucesso.
    No carro dela, ouvia-se o que ela gostava- até porque eu dizia ' Estamos no teu carro, ouves o que quiseres.' E eu não me importava ( claro que se fossem coisas que eu rotulo de 'Horrivelmente Inaudível!' aí é que me revoltaria.)

    Agora, se eu quisesse ouvir conjuntamente algo mais pesado - 'pessoas a serem assassinadas', como ela dizia- ou algo instrumental, mais atmosférico, o caso mudava de figura.

    Eu acho que é preciso as pessoas irem ganhando uma estrutura neurológica, preparada para receber estímulos musicais diferentes do que lhes é tradicional.

    ( eu digo isto porque eu odiava Metal e mesmo assim me metiam a ouvir... com o avançar dos tempos, fui-lhe ganhando o gosto :P)

    Actualmente, tenho amigos com gostos bastante divergentes entre eles e comigo. Mas também existem alguns pontos de convergência.
    Mas volto a notar que se algum deles ouve o que eu chamo de HI, sou pouco tolerante e estou sempre a desassossegá-los :P

    As pessoas vão continuar a fazer esse tipo de associações 'ouvir lady gaga-> ser gay',
    porque, creio eu, uma grande parte dos homossexuais gosta imenso dessa senhora.
    Se é errado fazer esse tipo de generalizações?
    Claro, não devemos afirmar que todos os cisnes são brancos porque nunca vimos nenhum negro...

    Mas já estaríamos a entrar no campo dos estereótipos e no processo de categorização e eu tenho que ir jantar...
    xD

    ResponderEliminar
  4. "Uma pessoa cresce e vai ficando mais culta, conhecendo outras pessoas, aprendendo a apreciar outros fenómenos musicais..."
    Acho que às vezes nem é uma questão de maturidade, é simplesmente ignorância ou um egocentrismo pujante.
    "E eu não me importava." Então é porque, provavelmente, sabes ser tolerante para com os outros. Só contraste é com : "Quando era adolescente, confesso que só ouvia Rock e Metal e me julgava superior a quem não ouvia esse dois géneros". Bem, ainda bem que já não achas isso então :D
    Estereótipos sempre existiram mas acho, muito sinceramente, que devem começar a ser guardados numa arca bem funda, sem ver a luz do dia. Sim, porque grande parte não significa um todo. Se calhar a culpa é da Matemática e do Português. Talvez se se investisse mais nessas duas disciplinas as pessoas soubessem a diferença entre maioria ou o significado de categorização. Who knows? xD

    ResponderEliminar
  5. Respondendo-te novamente :p

    Ouve, eu não gosto só de Metal, muito pelo contrário, acredita, tal como tu tenho um gosto muito versátil xD Aliás, até vou fazer um post sobre isso mesmo, depois dá uma espreitadela :p
    O que me mete nojo não é o tipo de música que os carneiros ouvem, é a razão que está por detrás disso, que muitas vezes não passa de uma hipocrisia disfarçada de inclusão social, percebes? Por isso, eu tolero que o pessoal oiça qualquer tipo de música desde que GOSTEM daquilo que ouvem, e não oiçam só porque passa a imagem que querem.
    Also, sobre Slayer, sim, é um exemplo mais acertado, apesar de muito mais old school que Metallica - aposto que se perguntares a uma pessoa random, com cara de quem ouve Rihanna, ela diz-te que nunca ouviu falar na banda, e por acaso é do mais mainstream que podes pedir dentro do Thrash Metal xD

    ResponderEliminar
  6. Já andei a ver o teu post musical e já comentei xD.
    Quanto aos carneiros, não vão passar disso mesmo : carneiros. É certo que existem músicas que, sendo comerciais e apelativas, acabam por ficar no ouvido mas acho que (a maior parte das pessoas) sabem ter um espírito crítico e saber porque gostam daquilo.( e daí talvez não... xD)
    Eu não percebo nada de Metal e de Trash Metal então é que a coisa descamba. Conheço os Slayer (conheço ; mostraram-me algumas músicas) porque tive curiosidade em ouvir o que os outros ouvem e acho que deve partir um pouco daí o adquirir conhecimentos respeitantes à area da música. (eu, por exemplo, fiquei a saber que os Slayer eram mais oldschool que Metallica o que antes desconhecia xD)

    ResponderEliminar
  7. Os Slayer são uma das bandas "patriarcas" do Thrash Metal xD os Metallica são uns bebés a comparar com eles :p Andavam os Slayer em digressões pelo mundo e encontravas o James ou o Lars a ouvir os álbuns deles a caminho do liceu xD (ok, não sei se isto é verdade, estou a inventar, mas é possível xD)

    ResponderEliminar
  8. Começo a achar que és uma enciclopédia musical :D
    Agora, quando os meus amigos estiverem a falar de Slayer já posso dizer alguma coisa sem levar um tiro ou fazer figura de inculto , thanks xD (Provavelmente ouviam e sonhavam em um dia ser como eles. Dreams do come true after all xD - pronto, aos olhos de alguns serão como eles , não posso argumentar porque não tenho conhecimento para tal xD)

    ResponderEliminar
  9. LOL, acredita, estou muito longe de ser uma enciclopédia musical, quem me dera a mim xD
    O que disse foram coisas banais que toda a gente que ande mais por dentro do mundo do Metal sabe xD

    ResponderEliminar
  10. Eu não estou dentro do mundo do Metal, portanto acho que estou desculpado (ou então não) xD

    ResponderEliminar
  11. Não há nada para desculpar pá, deixa lá isso :p

    ResponderEliminar