sábado, 15 de outubro de 2011

Medusa


Está Sol. Apetece-me ir até à praia. Tenho-a aqui tão perto agora. Ainda não vi o mar hoje. Não sei se o mar está flat ou gringo. A areia aqui é mais escura, tem mais rochas. Assim não comemos areia, mesmo quando o vento está mais forte. Claro que a água é mais fria e a praia não é em si muito grande mas, ainda assim, sabe bem ir à praia de vez em quando nem que seja para ver o mar. Estou numa cidade que se assemelha a mim enquanto pessoa na importância que dá ao mar. Quer seja pelo seu filho mais ilustre ter sido o impulsionador dos Descobrimentos, quer pela armada da cidade ter sido "tão mais nobre que se julgara não poder vir de tal pequena cidade", a verdade é que aqui o mar parece ter importância. Acho que há quem se esqueça do mar. Quem se esqueça de que um dia o que fomos, o que somos e, muito provavelmente o que viermos a ser, se deve ao mar. As ondas embalam, servem de diversão, como fonte de energia, como fonte de beleza inesgotável. E, muito de vez em quando, são capazes de uma destruição imensa. Ficariam os mais desatentos admirados porque eu não o fico. Lembra-me de uma história que ouvi acerca de uma boneca assassina que repetia constantemente a frase : Disseste que irias tomar conta de mim ! Pronto, talvez seja um exemplo um pouco absurdo mas, na realidade, talvez se passe um pouco disto. Claro que os Tsunamis são propiciados por um terramoto que resulta da convergência, divergência ou simples deslizamento entre duas placas.Tudo tem uma explicação científica, claro que sim. Contudo, por vezes, a realidade foge à ciência rindo-se a um canto. Talvez estejamos a brincar com a água, talvez nos achemos agora superiores simplesmente porque o somos mentalmente. Superioridade Relativa. Muito relativa. Por muito que nos achemos superiores a algo, mais tarde ou mais cedo, acabamos por perceber que a ilusão nem sempre é bonita como aparenta. Há quem goste de serpentes. A minha madrinha quer ter uma. Eu não gosto muito delas. Sim, são bonitas e inteligentes. Sim, talvez sejam algo "avangarde" em relação a outros, considerados... inferiores. Aprendi que não gosto muito delas. Contudo, aprendi também que as serpentes deixam-se encantar pelo vislumbre de algo semelhante. E, os espelhos? Servem muito provavelmente como a fraqueza, como um calcanhar de Aquiles com uma aparência tão mais bela... Aprendi a ser espelho então. Não pretendo ser um caçador de serpentes mas sim defender-me. Veneno? Existem antídotos e poções mágicas. Existem espelhos e existo eu. Se algum dia fores mordido por uma diz lhe que também tens veneno, diz lhe que a achas bela:


"And therefore think him as a serpent's egg,
Which, hatch'd, would as his kind grow mischievous,
And kill him in the shell"

4 comentários:

  1. Desconheço o que é um mar flat ou gringo, uso apenas os vocábulos "bom" e "mau". Eu tenho praia ao fundo da rua, mas não costumo passar por lá. A minha rotina obriga-me sempre a ir para o lado oposto e, por isso, assim que acaba o Verão são poucas as vezes em que lá meto os pés. A areia faz-me cócegas e eu gosto. E gosto também de ir à praia à noite e ver as gaivotas e o mar a rebentar nas rochas. Um dia hei-de levar comigo uma garrafa termos com chocolate quente e vou ficar deitado até ser de manhã.
    Não gosto de serpentes e não tenho a capacidade de me tornar semelhante a elas. Dependo dos antídotos ou então fujo.
    Mas fugir não é solução às vezes...

    ResponderEliminar
  2. Eu descobri que gosto de metamorfoses. Até é divertido, desde que tenhamos a capacidade de "desmetamorfizar" xD
    Já passei uma noite na praia e gostei. Gosto do mar à noite e gosto muito do barulho da areia quando estamos deitados (sim porque se nos concentrarmos ouvimos a chamar-nos ) xD

    ResponderEliminar
  3. Eu não gosto de entrar num processo de metamorfose e por isso evito ao máximo fazê-lo. Há seres vivos que o fazem, mas é um processo natural essencial ao seu desenvolvimento. Quando eu entro nessa fase, não costumo gostar do meu 'novo eu'.
    Nunca passei uma noite inteira na praia. Estive sempre limitado à uma hora, mas um dia vou ultrapassá-la. Nem que seja só com o meu chocolate quente xD

    ResponderEliminar
  4. Normalmente a evolução é positiva e, assim sendo, não há nada de mal na metamorfose. Eu também gosto de chocolate quente mas não o levei nessa noite. Contudo, é uma óptima sugestão xD

    ResponderEliminar