sábado, 17 de setembro de 2011

Manuais de instruções

Às vezes acho que nós, seres humanos, devíamos vir com materiais de instruções. Não se trata de fugir à verdade quando digo que sempre consegui perceber bastante bem as pessoas. Já aqui disse que não tinha um raio-x nos olhos mas considero-me bastante observador e, como tal, consigo saber com o que posso contar. Bem, claro que isto é o tradicional, o que normalmente acontece. Contudo, ultimamente, tenho vindo a enganar-me. Talvez seja a vida a querer demonstrar-me que nunca se pode ter a pretensão de conhecer alguém. No entanto não o consigo evitar. Especialmente com os nossos amigos. Sim, isto é tão mais verdade para as pessoas que julgamos conhecer como a palma da nossa mão e que, depois, nos surpreendem. Claro que a surpresa não tem de ser negativa, nem ter de ser tão pouco conducente à desilusão. Sim, também há aquela atitude que nos surpreende pela positiva, que nos tira os pés do chão. Começo a ponderar se estou com os olhos bem abertos. Se calhar subestimo os outros. Não gosto de o fazer e é um erro tremendo mas, talvez inconscientemente, o tenha vindo a fazer. Tenho sido surpreendido constantemente nestes últimos dias e (felizmente) de forma bastante positiva. O problema é que isto levanta uma questão. Como vou eu lidar agora com isto? Sim, porque é uma mudança, uma alteração. Se calhar tenho sido imprudente, irresponsável, tenho neglicenciado coisas que são bem mais relevantes. E isto leva a termos que analisar, observar, tentar conhecer novamente quem julgávamos ter conhecido. Levantam-se questões impensáveis antes. Talvez faça parte da minha racionalidade querer ter o controlo, saber com o que posso contar. Começo a achar que é um erro. Começo a achar que não tenho nada sob controlo. Que as pessoas não são como eu as imagino. Umas melhores outras piores. Tenho que me adaptar, mas a evolução não é de todo rápida. E isto faz-me desejar algo que me ajude. Saber o que dizer. Saber o que calar. Saber o que posso fazer. Saber o que não posso. Saber como fazer. Saber o porquê e o porque não. Sim, gostava de ter um manual de instruções. Talvez seja mais fácil assim...
Mas eu nunca consegui montar nada do Ikea (à excepção de um candeeiro com 4 peças). Nem mesmo com um manual de instruções. Claro que não me esforcei minimamente. Paciência, não tive. Quem me garante que agora a teria?  Os manuais de paciência fazem-me falta, sim. Mas são falíveis, às vezes pouco explicativos...
Passarei a estar mais atento. A não desvalorizar, a não ignorar. Manuais de Instruções, para quê? Sei bem como lidar comigo próprio. E com os outros? Se não sei, vou aprender. Manuais de Instruções? Fazem falta mas alguém os criou pela primeira vez.
Eu, farei o mesmo.

"Não venho com material de instruções, lamento."`
"Pouco me importa, sei que vales a pena. Se for necessário, escreverei o teu manual ."

8 comentários:

  1. ri-me com o "Mas eu nunca consegui montar nada do Ikea (à excepção de um candeeiro com 4 peças)" =p

    Quanto a isto:
    "Não venho com material de instruções, lamento."`
    "Pouco me importa, sei que vales a pena. Se for necessário, escreverei o teu manual ."

    Acho que fazes bem, é um passo importante, ter coragem para descobrir o outro e escrever o seu manual =) Afinal de contas, a vida é isso mesmo, uma descoberta, uma aventura com bons e maus momentos. ;)

    Abr

    ResponderEliminar
  2. Acho que é difícil conhecer realmente uma pessoa mas não é impossível. Penso que se partilhares o dia-a-dia de forma íntima com uma pessoa durante tempo "suficiente" passas a conhecê-la verdadeiramente. É algo que se conquista com o tempo.

    ResponderEliminar
  3. Pois,o problema Miguel é que não é nada fácil escrever um manual de instruções de alguém. Coragem e força de vontade para o fazer tenho, resta saber se consigo, ou se ainda sei escrever :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca gostei muito do tempo Francisco. Tem sido um desmancha prazeres ultimamente e, sinceramente, estou chateado com ele xD
    E, mesmo que não estivesse, às vezes ainda me pergunto se o tempo é "suficiente", se é dificil ou simplesmente impossivel. Mas sim, quero acreditar que é possivel porque, senão, é demasiado confuso :P

    ResponderEliminar
  5. Eu já montei muitas coisas do IKEA. Nunca tive problemas, porque era só seguir o manual de instruções, que é bastante claro (no outro dia montei uma estante do AKI e foi um tormento porque o manual de instruções não era bem explícito).

    "Coragem e força de vontade para o fazer tenho, resta saber se consigo, ou se ainda sei escrever". Os manuais do IKEA são à base de imagens. Se não sabes escrever (escrever tu sabes, porque escreveste aquilo xD), podes tentar desenhos. Se não souberes desenhar, tira fotos.

    Eu tenho medo que alguém me conheça totalmente. Há pessoas que me conhecem muito bem, mas não totalmente e eu prefiro que assim seja. Olha os jogos da Playstation. Quando chegava ao fim e fazia 100%, deixava o jogo de lado e passava para outro. Eu comparo isso a conhecer-se alguém. Pode ser ridículo (eu sei que sou ridículo muitas vezes), mas é assim que vejo as coisas.

    O tempo é de facto imbecil muitas vezes. Mas por muitas voltas que dês aos ponteiros do relógio, o dia tem sempre a mesma duração. Mais vale ser paciente.


    "Some things in life may change
    And some things they stay the same
    Like time
    There's always time
    On my mind
    So pass me by
    I'll be fine
    Just give me time"

    ResponderEliminar
  6. Tens razão, uma fotografia é uma excelente opção. E além disso dá sempre a sensação de continuidade - talvez me permita entender melhor o conceito de tempo.
    Eu acabei o 1º Crash e nem por isso deixei de jogar. Aliás, ainda hoje, de vez em quando, jogo um pouco. O mesmo se passa com o Tekken. Acho que quando se gosta de alguém nunca nos fartamos dessa pessoa ou desse jogo. E sim, acho que é impossivel conhecer-se alguém a 100% ( nem o contrário seria "saudável")
    Talvez o que mais me chateia no tempo é o facto de nunca ganhar uma batalha. Por muito que lute contra ele, acabo por perder e só me resta ter paciência mas, ainda assim, tenho que admitir que é frustrante. Vou acumular paciência (não as cartas porque nunca aprendi a jogar) e um dia hei de conseguir, demore o tempo que demorar :P

    ResponderEliminar
  7. Sigo.

    Em relação a esta mensagem: sou um caso de raios-x nulo porque nem quando me tentam explicar, eu percebo. E como é possível conhecer alguém sem se deixar conhecer também!?

    Em relação ao teu comentário: sim, essa voz é a correcta. e acho que as pessoas não ouvem porque choro sozinho. E as mesmas de sempre, ouvem e parecem ignorar - m**da

    ResponderEliminar
  8. Se calhar também tenho radioactividade a menos, por isso é que às vezes não percebo coisas (aparentemente) tão evidentes xD
    Talvez não te ignorem.Talvez te queiram apenas dar espaço, porque há momentos em que precisamos de estar sozinhos, acho que se olhares com atenção vês que está lá alguém à espera para te ajudar a secar as lágrimas.

    ResponderEliminar