terça-feira, 6 de setembro de 2011

Espuma de Cristal

Estive a tomar um banho relaxante hoje. Daqueles que demoram muito, muito tempo com uma banheira cheia de espuma. Enquanto tomava banho, ao som dos coldplay, tive uma visão. Ou melhor, um raciocínio que nunca fiz visto que nunca me ocorreu. Assim, olhei para uma bolha. Soprei e ela voou, bem por cima da minha cabeça até se desfazer contra o vidro. E, este simples percurso, tão rápido, despertou em mim uma certa surpresa. "Olha, as bolhas também crescem-eu fiz a minha crescer através do sopro-voam bem alto e depois, um dia, acabam por desaparecer, desvanecem-se..." Depois, pus-me a pensar. Em que fase estou eu ? Sim, já não sou uma criança. Adulto? Hmm acho que ainda me falta compreensão e alguma maturidade. Adolescente? Não gosto muito do termo mas , há falta de melhor...
" Mas e então quando vou saber que sou adulto? Quando é que vou ganhar a compreensão e maturidade que me faltam?" A faculdade talvez. Pelo menos é o que acho que me vai fazer "abrir os olhos". Até aqui tenho sido mimado, acho. O aluno preferido dos professores, o aluno certinho que ia tendo uns valores a mais a matemática sem saber como , simplesmente por ser simpático. A escola era ali ao pé, a dois passos. Transportes públicos? Muito raramente e "passe" era uma palavra que não constava no meu dicionário. E, os amigos? Nunca fui popular mas tenho um bom grupo de amigos e também nunca me considerei sozinho, sorte minha. Irmãos? Não tenho, apesar de com grande pena minha, o que me fez talvez ainda mais mimado. Financeiramente? Graças a Deus, nunca passei dificuldades e , apesar de já ter vivido melhor, sou privilegiado também nesse aspecto. Saúde? Tirando alergias, também nunca tive nada de grave, nem eu, nem a minha família . Pais, Avós, Primos, Tios todos vivos e de boa Saúde. Sim, tenho tido sorte. Tenho sido mimado pela vida e, acho que ainda não tenho noção da vida, do que é duro, do esforço propriamente dito. Claro que muitas destas coisas irão manter-se quando entrar na Faculdade, mas se calhar a maneira como as vejo vai mudar. Sim, tenho algum medo. Gostava de às vezes permanecer assim para sempre, sem crescer, tal e qual Peter Pan. Mas, mesmo assim, não posso fazer nada senão esperar. Sim, porque pode ser que este meu "eu" mais racional esteja enganado, que tudo se mantenha cor-de-rosa. E, se mudar, se deixar de ser privilegiado? Não há problema. Aprenderei a agradecer. Sim, porque mais não seja, um dia fui feliz.

4 comentários:

  1. Um banho daqueles que gasta muita água, não é? :P

    Não cresci em altura ao ir para a faculdade, nem senti que tivesse havido outro tipo de desenvolvimento. No entanto, a família diz-me que cresci muito e se eu pensar, vejo que têm razão.

    "Passe" passou a constar do meu dicionário e o Metro foi o meu companheiro durante quase um ano em viagens que pareciam nunca mais acabar. Agora sou também um desconhecido para a grande maioria dos professores, mas não me senti incomodado com isso.
    Tinha medo das novas responsabilidades que iam surgir e das decisões que seria obrigado a tomar, mas acho que foi aí que mais cresci. Os novos amigos ajudaram nisso, pois também eles passavam pela mesma mudança que eu.

    Sou no entanto a mesma pessoa de sempre. A minha essência não sofreu uma mudança radical.

    Vais gostar da Faculdade. Só tens de esperar mais uma semana para começares a formar a tua opinião :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, daqueles que gasta muita água, nada amigos do ambiente xD Pois mas até na questão dos novos amigos estou a sentir um pouco o vazio que se advinha por baixo dos meus pés. Não tenho ninguém que vá comigo para a mesma faculdade, nem sequer lá perto mas pronto, faz parte acho. Pois, uma semana. Parece-me uma eternidade mas, esperemos, que a opinião formada seja positiva, isso é importante :D

    ResponderEliminar
  3. Eu também não tive ninguém que fosse para a mesma faculdade e embora tivesse amigos a estudar na mesma cidade, a verdade é que só com 2 mantive o contacto que tinha. Ao início será estranho, mas fazer novas amizades é importante. Serão essas novas pessoas que vão perceber melhor muitas das coisas pelas quais vais passar.

    ResponderEliminar
  4. Pois, evolução... Terei que me adaptar, resta esperar que corra bem, e vai correr ! :P

    ResponderEliminar