quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Palhaços

Há quem tenha medo de palhaços. É uma fobia dizem. Eu também tenho uma que escondo, claro. Fobias. São engraçadas as fobias. Há quem paralize e há quem tente descobrir o porquè destas fobias. Eu não sei o porquê da minha e, ao contrário de algumas pessoas também não estou a tentar combatê-la. Afinal, no meu caso, ela desaparece com um simples movimento.
Estive a pesquisar e descobri imensas fobias estranhas. No entanto não encontrei nada respeitante a contos.
Sim, daqueles contos dos Grimm por exemplo. Afinal, já alguem dizia que os contos infantis, lá no fundo, de infantis nada têm. Claro que eu gosto e, a maior parte gostava e cresceu com eles mas, se analisarmos de perto vemos que têm que se diga...
Pessoas a morrer por exemplo. Sim, porque o vilão morria muitas das vezes.
Aliás, ultimamente, dada a febre ( na minha opinião inexplicável ) dos contos infantis podemos assistir a versões dos contos clássicos que exploram esses momentos menos infantis...
Uma destas versões aliás, tem me deixado viciado. "Once Upon a Time" . Sim, porque todas as histórias começam por aí certo?
Imaginem as personagens desses contos, desde a Branca de Neve à Capuchinho Vermelho, passando pelo Hansel e Gretel no "nosso" mundo, presas no tempo e numa pequena cidade. E, tudo isto, causado pela Rainha Má da Branca de Neve. Claro que, tudo isto poderia ser infantil e, ainda um pouco sendo, consegue certamente prender a atenção de muitos adultos.
E, para quem não está convencido? Bem , pode certamente (e gostos não se discutem) dar uma vista de olhos aos principes da história...



6 comentários:

  1. Comecei a ver essa série mas não me cativou muito.

    Eu não percebi qual era a tua fobia. é em relação às personagens dos contos? xD

    Eu talvez prefira o caçador :P

    ResponderEliminar
  2. Eu desde que vi o primeiro episódio não consegui parar de ver, achei o máximo :D
    Não, não tem nada a ver com as personagens dos contos mas é talvez tão infantil como alguns... xD Digamos que eu não consigo ficar às escuras (e quando digo às escuras refiro-me a stios onde haja uma ausência total de luz, no entanto não durmo de luz acesa xD)
    Eu não manifestei a minha opinião no post mas estamos em perfeita sintonia ... xD

    ResponderEliminar
  3. nictophobia?

    que pensamentos costumas ter quando te encontras nessas situações ( ou quando te encontravas...) ?

    Eu prefiro sítios com luz, claro, mas isso creio que toda a gente os prefere por uma questão de segurança.

    ResponderEliminar
  4. Não é muito grave mas não gosto do facto de não saber o que está à minha frente, de não ter controlo, de não ver por onde ando.
    Nem toda a gente prefere sítios com luz. Tenho um amigo que adora o escuro e que se fecha no quarto às escuras para ouvir música... xD

    ResponderEliminar
  5. Sabias que passas +- 40 minutos por dia cego, ou seja às escura, e nem te dás conta? :P

    http://en.wikipedia.org/wiki/Saccadic_masking

    Eu referia-me à procura de luz no exterior. Em casa temos maior percepção de controlo :D

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que não me apercebo... xD
    Sim, no exterior também se aplica o que disse antes. Mas, mesmo estando em casa, às vezes não significa que tenha maior controlo :P

    ResponderEliminar